FAQ

1. "Invalid owner in token"

O problema ocorre quando está autorizado com "grant_type": "client_credentials" e está a tentar executar acções no contexto de utilizador OLX, por exemplo: adicionar anúncios ou verificar o saldo da conta. Nesta situação, terá que autorizar-se com "grant_type": "autorization_code".


2. Content-Type: application/json

Se efectuar um pedido GET, não use o cabeçalho "Content-Type": "application/json" - este é dedicado, apenas a pedidos PUT e POST. Caso contrário, deparar-se-á com o erro 400 Bad Request Error.


3. "Missing required header"

Este erro significa que no pedido efectuado não há indicação da versão no cabeçalho. Para alguns pedidos a indicação da versão é necessária. Por exemplo: se estiver a usar API v2, o cabeçalho deverá conter "Version": "2.0".


4. Porque é que o refresh_token expirou?

O refresh_token é válido durante um mês (2592000 segundos) e expira após este período - não é possível gerar um token sem validade. O refresh_token também pode ser alterado quando um novo token de acesso é gerado. Neste caso, deve actualizar o token de acesso e o token de refresh na sua base de dados. Por favor, mantenha-os em segurança.


5. Como configurar o callback URL?


6. Posso usar a API para ler anúncios de outros utilizadores?

Não é possível - apenas pode gerir os anúncios publicados através da sua conta autorizada OLX.


7. "The grant type is unauthorized for this client_id"

O problema está relacionado com o "grant_type" que está a utilizar num pedido se a sua conta API não estiver autorizada a utilizar um tipo específico de subvenção. Verifique primeiro se o tipo de subvenção é válido. Se tudo parecer bem mas tropeçar constantemente neste erro - contacte-nos.


8. Como posso gerir os meus anúncios em países diferentes?

Pode gerir os seus anúncios via API nos países listados abaixo:

OLX PL https://www.olx.pl/
OLX BG https://www.olx.bg/
OLX RO https://www.olx.ro/
OLX PT https://www.olx.pt/
OLX UA https://www.olx.ua/
OLX KZ https://www.olx.kz/

Nota: para gerir os seus anúncios em países diferentes deverá efectuar o processo de autorização de conta no Developer Portal do respectivo país (por exemplo: https://developer.olx.pl/). Ao autorizar novamente a sua conta, serão criadas as credencias Client_id e Client_secret referentes a cada país.


9. Como posso testar a API? O OLX tem ambiente de testes?

Infelizmente, ainda não temos ambiente de teste para API. No entanto, poderá usar outra conta OLX ou criar uma nova e autorizá-la para que possa efectuar os seus testes.


10. Em quais categorias posso publicar anúncios?

Algumas categorias podem ser excluídas de adicionar os anúncios dependendo do país (por exemplo: Imobiliário ou categorias gratuitas na Polónia). Se não tiver a certeza se poderá publicar os anúncios numa determinada categoria, por favor contacte-nos.


11. Existe um número máximo de chamadas que o OLX API aceita durante um período de tempo?

O sistema OLX API permite um máximo de 4500 pedidos que podem ser enviados por um IP do utilizador dentro de 5 minutos. Este limite é estabelecido por razões de segurança para assegurar a estabilidade da plataforma. No caso deste limite ser ultrapassado, será gerado automaticamente o seguinte erro:


Rate limits

Assim, se o IP utilizado para enviar chamadas API for local, o número máximo de pedidos API enviados pode ser de 4500 pedidos/5 minutos. Qualquer ultrapassagem deste limite é automaticamente bloqueada, mas o bloqueio dura 30 minutos. Recomendamos manter o número de chamadas abaixo destes valores para garantir que não existem limitações que possam afectar o processo de publicação dos seus anúncios.

Se a situação persistir, queira fornecer-nos o IP a partir do qual está a enviar chamadas API, para verificar e assegurar que não está presente numa lista negra central, bem como uma ID de pedido que foi recusada com o erro 403.